Ajudando na revitalização de diversos edifícios e patrimônios histórico, a técnica Retrofit traz muitos benefícios para o projeto!
Surgido nos EUA e na Europa, o Retrofit, conceito que significa “colocar o antigo em forma”, é um termo que vem sido cada vez mais utilizado no mercado de construção civil.
Aplicado no processo de revitalização de edifícios, para compreender os seus benefícios é muito importante ter em mente qual é a finalidade desta técnica. Por isso, no post de hoje da Perfecta, te mostraremos um pouco mais do Retrofit e qual a necessidade da sua utilização. Continue lendo o post e confira!
O que é a técnica Retrofit?
Como citado acima, o conceito se refere a colocar o antigo em forma, ou seja, é um termo para falar sobre os processos de revitalização, como um projeto de reforma, por exemplo. Mas muito mais do que uma simples reforma, ela também envolve uma série de readequação e modernização das instalações.
Tendo necessidade de ser feito quando uma instalação chega ao fim de sua vida útil (quando o custo de manutenção aumenta), o objetivo desta técnica é preservar o que há de bom na construção, adequá-la as exigências atuais e estender sua vida útil.
O Retrofit é essencial para os projetos de reforma, pois com ele, você pode realizar mudanças e corrigir distorções criados ao longo da vida útil do edifício.
Além disso, também conseguirá atualizar o projeto às novas normas, que é essencial para que ele esteja adequado para receber as pessoas em segurança, como a melhora da qualidade do ar, maior economia de energia, além de reduzir os custos operacionais e valorizar seu imóvel.
Muito famosa entre os arquitetos, designers, projetistas, entre outros profissionais da área, essa técnica também ajuda a solucionar um grande problema: a revitalização de grandes edifícios e patrimônios históricos, deixando-os com suas características, mas também modernizando. Nos países em que começaram, por exemplo, têm uma grande quantidade de restaurações realizadas com essa técnica. Estima-se que 50% do patrimônio histórico Europeu, foi realizado com ela.
Tendo essa como uma das principais causas, o Brasil também tem tido uma grande demanda por Retrofit nos últimos anos.
Mas quais serão as principais funções do projetista em uma reforma Retrofit?
Tendo como principais etapas a demolição controlada, reforço de estrutura, acabamento, fechamento, substituições e modernização da elétrica, fachada, telefonia e dados, ar condicionado e hidráulica, e piso elevado, os projetistas tem diversas funções que impactam diretamente no resultado do projeto de reforma.
Dentre elas, estão os estudos de viabilidade técnica e econômica, elaboração de projeto, avaliação do custo-benefício, entre outras informações que, sem elas, qualquer tomada de decisão pode comprometer significativamente o resultado que pretende ter utilizando a técnica Retrofit para realizar a restauração.
Com isso, o principal papel do projetista será orientar o usuário do projeto sobre os pontos que devem ser melhor observados, pois pode ser necessário a substituição de alguns equipamentos por outros, que sejam muito mais eficientes, inclusive no quesito de energia; viabilidade do reaproveitamento de algum componente ou pelo menos parte dele; a previsão econômica do projeto; os custos que serão envolvidos no processo; o planejamento das etapas das obras; dentre outros.
Além disso, é muito importante ter em mente que, para um projeto com um sistema de climatização, é essencial atender as normas da ABNT-NBR 16401, que fala sobre a instalação de ar-condicionado.
Esses equipamentos podem ser responsáveis por 50% do gasto de energia. Para isso, o Retrofit consiste em intervenções técnicas que visam melhorar o conforto térmico e redução do consumo de energia. Além de abranger melhorias operacionais com a atualização de equipamentos e instalações!
Equipe Perfecta