As portas e janelas de PVC amarelam? Qual a resistência e durabilidade das esquadrias de PVC?

Perfecta Esquadrias

Por que existe a preocupação de esquadrias de PVC amarelarem?

O primeiro fato é que se confunde o material das esquadrias com os materiais plásticos convencionais de PVC como: forros, baldes, eletrodomésticos, etc. Esses sim sofrem deformações e amarelam com a exposição principalmente a raios UV.

No entanto a primeira coisa a se entender: ESQUADRIAS DE uPVC, sim até mesmo o nome do composto é diferente (Unplasticized PVC ou PVC não plástico), utilizam um Polímero, não um plástico, diferente dos materiais convencionais de PVC plásticos.

O polímero de uPVC é formulado de maneira diferente, e preparado para suportar níveis altos de exposição. Dessa forma estão preparados para serem utilizados em portas e janelas externas.

Esquadrias de uPVC historicamente já amarelaram?

ALGUMAS EMPRESAS fabricantes de esquadrias não tinham embasamento técnico na utilização de uPVC e seus aditivos para altos níveis de exposição UV que temos na América.

Alguns anos atrás, por volta do ano 2000, houve relatos sobre amarelamento de portas e janelas, porém, essa preocupação e mitos continuaram assombrando os compradores, arquitetos e engenheiros se esse risco ainda existe.

Vale lembrar que foram casos isolados de alguns fabricantes despreparados que ocasionaram esse tipo de desconformidade nos perfis.

Vamos ver a seguir: Como um bom material é preparado para suportar nossos níveis de exposição solar? Como se certificar de que está comprando uma janela que não terá problemas de durabilidade e aparência?

O que torna o polímero de uPVC resistente?

Na formulação química do polímero específico para portas e janelas são inseridos aditivos que aumentam sua resistência, tornando o uPVC para esquadrias diferente de outros compostos químicos de PVC convencionais.

Os fornecedores de perfil não costumam divulgar essa formulação e cada um pode definir como fazer sua própria fórmula.

O grande componente que dá a resistência ao perfil é o DIÓXIDO DE TITÂNIO.

Esse aditivo tem um papel importante na formulação dos perfis, mas também gera um custo extra para o fabricante. Por isso a qualidade e durabilidade dos perfis está diretamente relacionada a responsabilidade que o fornecedor de perfis tem quanto a qualidade.

Cada região e sua aplicação

Muitos fabricantes de perfil de uPVC para esquadrias são multinacionais que produzem os perfis em outros países.

Cada país tem o seu índice de radiação UV. Por isso o fabricante deve tomar o cuidado de importar os perfis adequados para a região onde o perfil será usado.

Mapa Solar

No Brasil temos uma das maiores incidências de raios UV. O que pode tornar os perfis com qualidades inferiores às recomendadas sujeitas a amarelamento e deterioração com o passar dos anos.

Os fabricantes precisam adicionar uma quantidade extra de dióxido de titânio para que possamos utilizar os perfis em territórios com índices de UV tão altos como no Brasil.

A experiência e o tempo de uso do uPVC para portas e janelas já nos mostra que a grande maioria dos fornecedores já se adaptaram e formularam de maneira correta o produto para nossas regiões. Mas mesmo assim é sempre bom lembrar dos pontos a seguir:

Confira o seu fabricante de Esquadrias e Perfis

Como todo produto numa construção no momento da compra você deve se certificar da capacidade, da responsabilidade e da preocupação com qualidade do seu fornecedor. As portas e janelas são os materiais mais sujeitos a problemas numa obra. Pois, se mal feitos, geram infiltrações, perda de calor ou refrigeração, problemas de funcionamento, etc.

Por isso: Confira a qualidade dos perfis e do fabricante de esquadrias para sua obra.

  • Verifique os documentos que comprovem a qualidade dos perfis oferecidos para sua obra
  • Verifique a procedência dos perfis. São importados? De qual país? O fabricante reforça a quantidade de dióxido de titânio para a sua região? São nacionais, são homologados?
  • A empresa fabricante é séria e tem experiência em produzir janelas com qualidade?
  • As empresas fornecedoras possuem obras de exemplo há quantos anos para demonstração de qualidade?

Estudo de caso: Visitamos uma obra após 24 anos de instalação.

Perfecta Esquadrias

Para provar que as esquadrias de uPVC mantém a qualidade por muitos anos, visitamos essa instalação de portas e janelas com 24 anos de execução na Cidade do Cabo – África do Sul.

Esse é um ótimo exemplo, pois foram instaladas em uma situação extrema de agressividade e exposição à maresia.

Nesse estudo foram utilizados Perfis REHAU.

Ficando provado que as esquadrias de uPVC são muito duráveis tanto no quesito da aparência como funcionamento, pois se encontravam em pleno uso.

Perfecta Esquadrias

Perfecta Esquadrias

Conclusão

As esquadrias de uPVC já são vastamente fabricadas nas Américas, os fabricantes de perfis e esquadrias já possuem muita experiência com a formulação e montagens ideais para nossas regiões.

Isso torna muito improvável que tenhamos problemas com desgaste e amarelamento com esquadrias de uPVC.

No entanto, CERTIFIQUE-SE que seu fornecedor possui a responsabilidade e a qualidade para fornecer um produto de alta duração.

Equipe Perfecta Esquadrias

Deixe uma resposta