Esquadrias de Alumínio e PVC, entenda as principais diferenças.

Esquadria de Alumínio ou PVC

Quando estamos construindo uma casa surgem diversas dúvidas sobre qual é o melhor tipo de material para minha necessidade.
Sempre precisamos pesquisar e nos tornar experts em vários assuntos relacionados com nossa construção. Qual o melhor piso? Qual melhor sistema construtivo? Qual a melhor iluminação?
Neste artigo de forma neutra e objetiva você vai entender qual pode ser a melhor solução para sua residência.

Por que utilizamos Portas e Janelas?

Para começar a análise podemos entender o fator básico da nossa necessidade: Por que eu preciso de portas e janelas na minha construção?

O fato é: Utilizamos portas e janelas para que tenhamos iluminação e ventilação nos ambientes. Mas quando fechadas as portas e janelas devem proporcionar Vedação, estanqueidade, conforto térmico e acústico para nossos ambientes.

Partindo desse princípio, devemos procurar a solução que melhor atenda a necessidade de Vedação e conforto para nossa construção.

Fazendo uma comparação justa

Para compararmos Esquadrias de PVC e Alumínio vamos utilizar os padrões climáticos e os produtos geralmente utilizados no Brasil.

O problema é que compararmos as Esquadrias de PVC com as de Alumínio no Brasil são produtos com sistemas construtivos muito diferentes.

As Esquadrias de alumínio residenciais tendem a ser mais estreitas, com acessórios e ferragens desenvolvidas para um custo menor.

As Esquadrias de Ultra Polímero (PVC) geralmente seguem os formatos de padrões europeus. Geralmente são mais robustas e com ferragens e acessórios mais sofisticados.

A comparação que geralmente é feita por quem está construindo uma residência de Médio/Alto padrão é das linhas de PVC com Esquadria de Alumínio de 30 a 32 mm de bitola de folha. Por exemplo: Linha Gold da Alcoa, Mega 32 da Asa, Aglo 32 da OlgaColor, etc. Todas com 32mm de bitola.

Quando compararmos os custos temos de levar em conta todas essas diferenças que analisaremos a seguir.

Comparativo Esquadria de Alumínio ( 32mm ) e Esquadria de PVC ( 60mm )
Comparativo Esquadria de PVC ( 60mm ) e Esquadria de Alumínio ( 32mm ).

Diferenças de Ferragens e Acessórios

Esquadrias de Ultra Polímero (PVC):

Nos sistemas de travamento e fechaduras geralmente são utilizadas cremonas em material próprio contra a corrosão. Esse sistema é utilizado devido a padronização dos perfis de PVC que possuem Câmara Europeia, que é o canal onde se pode utilizar esse tipo de Ferragem. São muito práticas, não geram nenhuma manutenção, proporcionam excelente vedação e segurança.

Esquadrias de alumínio:

Geralmente utiliza-se fechos conchas na maioria das soluções. Algumas linhas de esquadrias também possuem Câmara Europeia. Porém por elevar os custos de fabricação a maioria dos fabricantes utilizam sistemas convencionais mais simples.

Diferenças construtivas:

Esquadrias de Ultra Polímero (PVC):

São mais robustas e são montadas a 45 graus soldados em todos os cantos. O que facilita e aumenta o isolamento térmico e acústico. Também proporcionam um bonito acabamento.

Esquadrias de alumínio:

Geralmente são perfis mais estreitos e montados a 90 graus e parafusados. Onde o fabricante deve tomar muito cuidado na montagem para não deixar frestas e possíveis defeitos de vedação.

Diferença dos materiais

Esquadrias de Ultra Polímero (PVC):

É um polímero de alta resistência. Diferente do que muitos pensam ser um plástico convencional. São adicionados vários aditivos para atingir resistência e durabilidade, entre eles o Dióxido de Titânio.

Fique de olho! Cuidado ao escolher sua esquadria de PVC: Muitos fornecedores importam perfis sem respaldo de um grande fabricante. Não há controle de qualidade ou uma garantia concreta. Para reduzir custos alguns fabricantes de perfis diminuem os aditivos o que reduz muito o preço. E isso, historicamente comprovado, trará problemas de qualidade na sua esquadria.

A Perfecta tem uma parceria exclusiva com a REHAU. Maior fabricante de Polímeros do mundo. Empresa Alemã muito conceituada e respeitada no setor, garantindo a qualidade e a procedência a dos perfis com resistência própria para o Brasil. Para mais informações sobre a Rehau visite: www.rehau.com

Esquadrias de alumínio:

O alumínio é um metal extremamente conceituado e muito utilizado. Possui também grande resistência a corrosão e excelente qualidade de acabamento. Dando muita leveza nos seus projetos.

Acabamentos e cores.

Esquadrias de Ultra Polímero (PVC):

Os perfis de Polímero (PVC) são revestidos com uma laminação muito resistente e feita com muita tecnologia. O acabamento de perfis laminados fica impressionante e realmente gera um efeito estético muito agradável.

O ponto negativo é que por ser um processo muito tecnológico, o custo final da esquadria aumenta consideravelmente.

Fique de olho! A laminação de perfis de PVC exige muito cuidado e tecnologia. Ao comparar preços analise as diferenças da qualidade de laminação. Algumas empresas revestem os perfis com alumínio colorido. O que não torna o acabamento uniforme.

Visando reduzir custos outras empresas utilizam materiais simples e não adequados para exposição, quais futuramente podem descolar e comprometer a qualidade das esquadrias.

A Perfecta em parceria com a REHAU utiliza perfis laminados na Alemanha com lâminas de alta resistência do fabricante Renolit. Garantindo a qualidade dos produtos coloridos.

Esquadrias de alumínio:

Essa é uma das grandes vantagens do alumínio. Ele facilmente aceita pintura eletrostática ou anodizações. Possui uma infinidade de possibilidades de cores e acabamentos. Por exemplo: Pintura Aço cortem, Inox, Preto, etc.

Quando comparamos esquadrias coloridas com as de cor Branca o custo para fabricação em Alumínio é muito mais acessível, diferente das Esquadrias de PVC que aumentam muito o seu custo pela laminação.

Isolamento Térmico e Acústico

Esquadrias de Ultra Polímero (PVC):

Esse quesito é conhecidamente o grande diferencial das Esquadrias de Polímero (PVC). O material naturalmente é um grande isolante térmico e acústico. Na sua construção formam-se várias câmaras e várias camadas de perfil, os quais formam barreiras muito eficientes contra o som e a temperatura externa.

Esquadrias de alumínio:

O Alumínio é um condutor térmico, geralmente na sua construção não existe material intermediário, o que diminui a capacidade de Isolamento. Porém,  boas esquadrias homologadas fabricadas e instaladas corretamente devem vedar normalmente o vento e a chuva.

Custos

Comparando Esquadrias de Ultra Polímero (PVC) com as Esquadrias de Alumínio citadas de 32mm (Gold, Mega 32, etc) O PVC fica em média 15% mais caro do que as Esquadrias de Alumínio

Devemos lembrar que para uma comparação justa se utilizássemos materiais isolantes, ferragens com câmara européia, sistemas mais robustos nas Esquadrias de Alumínio essas ficariam mais caras do que as Esquadrias de PVC. Ou seja, antes de analisar somente o custo, avalie qual a melhor solução pro seus ambientes.

Conclusão

Devemos entender todas as diferenças de materiais e analisar se estamos fazendo uma comparação justa das linhas de Alumínio com as Esquadrias de PVC.

Esquadrias de PVC tendem a ser mais robustas, melhores isolantes e com ferragens de qualidade superior.

Muitas vezes os custos nas esquadrias de alumínio são menores e atendem as necessidades da sua casa. Têm uma flexibilidade de cores maior a um custo mais baixo.

Não importa qual a sua decisão, nós da Perfecta estamos prontos para dar a melhor solução seja em Esquadrias de PVC ou de Alumínio. Tire suas dúvidas e nos envie seu projeto para um orçamento.

 

Deixe uma resposta