Como escolher a melhor esquadria de alumínio pra minha construção?

Como escolher a melhor esquadria de alumínio pra minha construção?

Você está construindo e percebe que esquadrias de alumínio fabricadas sob medida parecem ser a melhor solução para sua casa. Mas como escolher a melhor esquadria de alumínio para seu projeto e pro seu bolso?

Entre tantos assuntos que você precisa aprender a comprar vamos tentar ajudar a saber diferenciar as esquadrias com alguns fundamentos básicos.

Qual a linha da esquadria?

Geralmente os fabricantes trabalham com sistemas de portas e janelas de grandes extrusoras. Por exemplo Alcoa, Kawneer, Asa Alumínio, Olga Color, Belmetal, etc. São exemplos de Extrusoras e sistemistas de alumínio que desenvolvem o projeto de como devem ser fabricadas as Portas e Janelas para chegar na sua casa com qualidade!

Entenda como cada Fabricante está orçando sua solução e qual o sistema de esquadrias que ele vai utilizar em cada peça do seu projeto.

Alguns exemplos de linhas

Exemplos de linhas

*Chamamos aqui linhas de mercado as linhas que foram criadas há muitos anos e hoje não são mais atualizadas nem mantidas pelos seus criadores. Porém ainda encontra-se no mercado “cópias” e versões das linhas. A exemplo linha Suprema que foi criada pela Alcoa, porém encerrou sua fabricação dessa linha há mais de 15 anos e é amplamente encontrada no mercado paralelo até hoje. Deve-se tomar muito cuidado com essas linhas pois não foram atualizadas ou homologadas para as normas e padrões construtivos atuais.

Escolha a linha que esteja dentro dos limites de Altura e Largura das esquadrias que deseja. E também a linha que esteja de acordo com sua possibilidade financeira.

Comparativo

Por exemplo: Porta 2 folhas de correr 2,00m de Largura x 2,20m de Altura. Podem ser construídas tanto nas linhas de 25mm como 32mm. Avalie os custos e se possível opte pela melhor linha de 32mm que dará um maior conforto.

Um fabricante experiente e informado poderá lhe transmitir quais são os limites de cada peça do seu projeto e qual a linha recomendada para sua casa.

Quais os acessórios estão me oferecendo?

Você sabia que o maior índice de manutenção e problemas nas esquadrias são causados pelos acessórios, ferragens, fechaduras, fechos, etc.? Analise e compare cuidadosamente todos os acessórios e ferragens oferecidos por cada fornecedor.

Perguntas a analisar:

  • Qual o fabricante da ferragem?
  • Qual origem? Importado? Nacional? Qual país é desenvolvido, Portugal, Espanha, Itália, China?
  • Qual a garantia do fabricante de acessórios?
  • Qual modelo de Roldanas?
  • Qual modelo de Fechaduras?
  • Qual modelo de Puxadores?

Compare com cuidado cada acessório ou componente, pois pode não parecer, mas eles fazem uma grande diferença no custo e na qualidade do seu orçamento.

Faça questão que os fabricantes concorrentes orcem produtos similares para facilitar o comparativo dos seus custos. Por exemplo: Quais peças vou utilizar tela mosquiteira? Quais peças vou utilizar motor e qual motor? Quais peças vou utilizar fechaduras e puxadores mais seguros? E peça para que todos orcem nos mesmos parâmetros

Quais vidros devo utilizar?

Os vidros são grandes responsáveis pela segurança e conforto do ambiente.

Existe uma norma que valida o uso de vidros nas esquadrias. Verifique se o fabricante entende das normas e está aplicando no seu caso.

Vidros de segurança como temperados e laminados são mais eficientes e por sua vez mais caros.

Avalie se necessita de mais isolamento térmico e acústico e opte por vidros duplos insulados ou vidros laminados com tratamentos especiais.

A empresa é capacitada para executar meu projeto?

O fabricante de esquadrias deve lhe passar confiança! Procure saber sobre os projetos já realizados, qual tempo de mercado da empresa, peça para visitar obras já entregues, converse com clientes atuais e antigos sobre a experiência com esse fabricante.

Verifique se o fabricante possui experiência necessária para realizar o seu projeto e se foi capacitado pelo sistemista ou extrusora para realizar essas tarefas.

Essa pode ser considerada a fase mais importante, pois na verdade é quem vai realmente lhe entregar a vedação e a tranquilidade na casa dos seus sonhos!

Lembre-se da seguinte máxima: “É muito melhor uma linha de 25mm bem feita e instalada do que uma linha de 45mm mal feita e mal instalada”

Conclusão

Analise detalhadamente os fatores mostrados. Qual linha devo usar? Quais ferragens e acessórios estão me oferecendo? Quais vidros são mais interessantes? Qual a empresa mais capacitada para realizar meu projeto?

Compare os orçamentos levando os itens acima em questão, não se limite apenas a linha. Lembre-se a maior diferença da qualidade absorvida pelo cliente pode estar nos acessórios por exemplo.

Após essa comparação ficará fácil tomar a decisão. Tenha uma boa compra e boa construção!

Fontes: 
www.asaaluminio.com.br – Asa
www.kawneer.com.br – Kawneer alcoa

Equipe Perfecta Esquadrias

Deixe uma resposta